Apesar de ser um tempo gostoso para viajar e curtir o sol, o verão também vem com seus desafios. E a sua pele sabe muito bem disso! Muitos de nós temos nosso protetor solar e repelentes em mãos quando necessário. Mas queimaduras de sol e picadas de mosquito não são os únicos inimigos da pele no calor. É importante ficar de olho nessas ameaças mais sorrateiras no verão, que tendem a nos pegar de surpresa:
Radiação UV
Já sabemos que exposição aos raios UV podem ocasionar mutações das células da pele, podendo causar câncer e envelhecimento precoce da pele. O que muitos não estão cientes é que a exposição de raios UV em excesso também pode afetar o seu sistema imunológico e até causar problemas oculares! Em conjunto com o protetor solar, diminuir a exposição direta ao sol com chapéus, guarda-sóis e óculos de sol é altamente recomendado.
Transpiração
A quantidade elevada de umidade na pele tem dois problemas: desequilíbrio do pH, que favorece o crescimento de fungos e bactérias e pode causar irritações, inflamações e infecções; e assaduras por atrito na pele, especialmente nas “dobrinhas”, onde acumulamos suor durante o dia. A higiene e hidratação da pele se tornam ainda mais importantes nessa época do ano. Outro grande aliado é o antiperspirante corporal ou mesmo o talco líquido, que ajudam a manter a pele sequinha.
Excesso de oleosidade
O calor e suor tendem a aumentar a produção de sebo no calor, que pode favorecer o surgimento da acne – especialmente em quem já tem pele oleosa. Eles também ajudam a abrir mais os poros, facilitando o acúmulo de oleosidade e impurezas na pele. Mais uma vez, manter a pele limpa e hidratada vai ajudar a evitar esses problemas ou a agravação deles, caso você já enfrente esse desafio recorrentemente em outras épocas do ano também.
Roupas muito apertadas e úmidas
Seja por causa do suor ou após um pulo na piscina, tendemos a ficar com roupas úmidas no corpo com mais frequência no verão. O contato prolongado da umidade com o corpo aumenta a chance de infecções (inclusive urinárias no caso de biquínis, maiôs e sungas), irritações, e por aí vai… E no caso de roupas de banho, ficar no sol pra “secar” pode ser um problema. Isso porque o calor somado à umidade é a receita perfeita para a proliferação de bactérias e fungos. A troca de roupas mais frequentes e o uso de roupas mais soltinhas podem ajudar a prevenir esses incômodos.
Atrito recorrente
O atrito da própria pele com ela mesma em partes do corpo que acumulam suor causam assaduras e irritações, e o mesmo pode acontecer no contato com superfícies mais ásperas como a areia. Além de todas as dicas anteriores, é sempre bom ter um produto antitranspirante e/ou antiassaduras por perto por precaução. No caso de irritações persistentes, lembre-se sempre de consultar um dermatologista.
Ou seja, além do protetor solar, existem muitos produtos e acessórios que podem ajudar a saúde da sua pele. Mas o mais importante é manter uma rotina de cuidado com a higiene e hidratação da pele, com produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de pele.
E pra encerrar, não custa nada lembrar a regra de ouro no verão: beba água! Manter-se hidratado não depende só do skincare.